Na próxima semana, a Universidade de Brasília vai “respirar” internacionalização. Entre os dias 22 e 24 de agosto, será realizado o 1º Fórum e Feira de Internacionalização da instituição, com programação acadêmica e cultural. Para a discussão de políticas nessa área, serão realizadas oito mesas-redondas, com especialistas de diversas universidades e organizações. Também haverá uma feira, na entrada do ICC Sul, das 9h às 17h, com mais de 30 estandes de instituições promotoras da internacionalização na educação e com atividades culturais, abertas a todos. O evento é gratuito.
“Será uma oportunidade para intensa troca de experiências. Grupos já integrados em redes internacionais irão compartilhar boas práticas, de forma que outros interessados se tornem partícipes desse conhecimento”, comenta o vice-reitor Enrique Huelva. O gestor convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a iniciativa e garante que a proposta é abrir o leque para internacionalizar não apenas a pesquisa no âmbito da pós-graduação, mas também o ensino e a extensão na graduação.
PROGRAMAÇÃO – Durante os três dias de evento, a entrada sul do ICC abrigará estandes de embaixadas, instituições de fomento e organismos internacionais atuantes com mobilidade e parcerias acadêmicas. O fórum será realizado nos anfiteatros 9 e 10, também no ICC, com palestras e mesas-redondas que trazem ao debate temas como políticas e estratégias de internacionalização acadêmica, políticas linguísticas, redes nacionais e internacionais e boas práticas de cooperação internacional.
![](/images/Noticias/2017/07-Jul/25052017_RUAlmooTematicoAficano_9_AmaliaGoncalves.jpg)
Entre os nomes para as conferências plenárias, já estão confirmados Heitor Gurgulino de Souza, ex-reitor da Universidade ONU, Rainer Enrique Hamel, da Universidad Autónoma Metropolitana Ciudad de México, e Claudia Gintersdorfer, chefe de Delegação Adjunta da União Europeia no Brasil.
A programação cultural conta, ainda, com exposições, exibição de filme, apresentação de dança e outras atividades artísticas. No Restaurante Universitário, cada dia a culinária será inspirada em um país: na terça (22), Japão; na quarta (23), Colômbia e, na quinta (24), França. Haverá também a exibição de vídeos produzidos pela UnBTV sobre a experiência de intercâmbio de estudantes estrangeiros recebidos pela UnB e de acadêmicos da Universidade que foram para o exterior.
EXPERIÊNCIA – Aluna do último semestre de Jornalismo, Bruna Rocha cursou um semestre em Waterford Institute of Technology, na Irlanda. A experiência foi possível por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico em Universidades Estrangeiras Conveniadas à UnB, coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT). Agora, seu depoimento será exibido durante o evento de internacionalização com o objetivo de incentivar outros estudantes.
"Conheci pessoas do mundo todo e acabei aprendendo muito sobre vários países, mesmo sem ter visitado esses lugares. É uma experiência única", conta Bruna. Ela avalia que as atividades do fórum e da feira serão muito importantes para que os alunos conheçam as várias oportunidades existentes para estudar no exterior, inclusive de programas que ofertam bolsas.
![](/images/Noticias/2017/08-Ago/18082017_ProfJeromeDepeyrot2_LGPrado.jpg)
Entre os docentes, as experiências de internacionalização também são ricas e diversas. O professor Jerome Depeyrot, do Núcleo de Física Experimental, é um exemplo de como as parcerias trazem benefícios para a instituição e para os estudantes. Os alunos de doutorado do núceo saem da instituição diplomados pela UnB e pela Université Pierre et Marie Curie, do grupo Sorbone Universités. "Para conseguir isso, eles escrevem somente uma defesa e apresentam para uma banca mista, com professores daqui e de lá", explica. "A experiência nos propiciou a formação de muito conhecimento científico e a formação internacional de estudantes."
>> Confira a programação do 1º Fórum e Feira de Internacionalização da Universidade de Brasília
A Quimera Consultoria, única Empresa Júnior de Letras da Universidade de Brasília, foi convidada a integrar a comissão organizadora do evento. Com 26 estudantes, do terceiro ao nono semestre de curso, será responsável pelos serviços de recepção multilíngue e gerenciamento no ICC sul e nos dois anfiteatros onde haverá atividades. "Em cada frente haverá pelo menos uma pessoa apta a ajudar em cada idioma (inglês, espanhol e francês). Nós também ficaremos responsáveis em dar suporte na apresentação técnica do evento e no credenciamento de palestrantes e convidados", afirma Heloísa de Lima Antunes, aluna do quinto semestre de Tradução - Inglês que atua na Diretoria de Relações Institucionais da Quimera.
SOBRE O EVENTO – Realizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais, em parceria com a administração superior e outros órgãos, o 1º Fórum e Feira de Internacionalização integra os esforços da Universidade em prol da internacionalização acadêmica. “A UnB entende que a experiência internacional agrega tanto na formação acadêmica, quanto na cultural. Será uma oportunidade de ter contato direto com representantes de embaixadas e de outras instituições que promovem mobilidade e parcerias internacionais”, destaca Leonardo Souza, assistente de direção da INT.
Matéria editada em 21/8 para acréscimo de informações